segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O fim da melancolia

O ser humano tem a grande capacidade de aceitar a infelicidade sem ao menos nota-la. Mas pior é a capacidade de impor a infelicidade do mesmo modo que a aceita.

Ah varias pessoas que ficam dez ou vinte anos no mesmo emprego, reclamando todos dias de sua vida, mas em torno de uns quarenta anos, o fracasso que a pessoa sentiria ao se demitir de um trabalho que investiu por tanto tempo é tanto, que a infelicidade de continuar em um emprego sem futuro, passa a ser ignorado.

Porque o ser humano aguenta tamanha infelicidade em sua vida?
Todas as pessoas tem a chance de fazer algo, simplesmente algo, todos temos capacidade. o que falta a algumas pessoas é a famosa força de vontade. as pessoas parecem esquecer que estão vivas.

Mas o engraçado que é por serem apegadas demais as suas vidas é que deixam de vive-las, tentamos planejar nosso futuro de maneira absurda sem dar espaço para o destino fazer seu trabalho.

E antes que alguém perceba, a infelicidade se aproximou e tomou conta de nossas mentes, então ela impede que as pessoas tentem largar seus empregos, se divorciarem (algumas pessoas podem se sentir fracassadas demais para se divorciar depois de treze anos de casamento por exemplo, sentem como se fossem treze anos jogados no lixo), fazer sonhos de infância se tornarem realidade.

E quanto mais a infelicidade cresce e enche nossas vidas de vazio, o espaço da felicidade é reduzida ao mínimo. Até que um dia sua vida infeliz acaba sem ter valido um pingo de felicidade.

Por isso peço, por favor não joguem sua felicidade pela janela, não se percam na melancolia, por favor, assumam suas vidas, tomem o controle da sua felicidade antes que o fracasso faça isso.

Esse texto é dedicado a todos aqueles que precisam de coragem para seguir em frente, todos podem começar do zero, não importa a idade, sempre saibam que: Aqueles que passaram quarenta anos em uma carreira sem futuro ou que simplesmente não lhe agrada, aquelas moças que querem se divorciar mas tem medo, aqueles que estão deprimidos com tudo o que lhe aconteceu, todas essas pessoas podem começar do zero, todos podem E devem fazer algo que lhe permita ser feliz, essas serão as pessoas mais corajosas, as pessoas que se livram da infelicidade que vive em suas cabeças.

Um comentário:

  1. É... parece mesmo que estamos tão acostumados com a desgraça, que ela se torna o comum, o normal; acaba sendo aceita com tanta naturalidade, que não nos movemos para mudar nada... afinal, o que existiria além desse normal? Mudanças existem, assim como a felicidade, mas nada é automático... custa se esforçar, custa correr atrás... mas será que os sonhos não fazem qualquer uma dessas e outras coisas valerem a pena?

    Gostei muito de ler esse seu texto, Ana... sempre penso nessas coisas também e acabo ficando chateada, exatamente por ver que a infelicidade se tornou algo tão normal, que quando alguém fica feliz todo mundo se admira e fala daquilo como se fosse uma coisa de outro mundo, quando, na verdade, isso sim que era pra ser o normal...

    ResponderExcluir